Novo Observatório de Campinas já está aberto para o público






CLIPPING



















Novo Observatório de Campinas já está aberto para o público


No ínicio, espaço vai funcionar apenas aos sábados à noite.



Por Suely da Silva Lima*

O Estelarium Durval Ribeiro, inaugurado no começo do mês na Vila Antiga, em Campinas, começa a funcionar neste sábado (30) para observação do planeta saturno. O local abriga o observatório astronômico Nelson Travnik, o segundo da cidade, e possui a quarta maior luneta do Brasil e a segunda maior do Estado. É composto ainda por um observatório, um mirante, uma sala de filosofia e exposição e uma sala de astronomia. Para o segundo semestre do ano está prevista a inauguração do planetário, além da oficina de construção de telescópio, e um sismógrafo educacional.

Inicialmente, o Estelarium vai abrir para visitantes apenas aos sábados à noite. A partir de 15 de maio, um domingo, passará a ter programação diurna com observação do sol. Durante a semana, as atividades são exclusivas para os alunos das escolas com visitas pré-agendadas. O funcionamento do espaço está ligado às condições climáticas: se estiver chovendo ou nublado, prejudica a observação do céu, e, portanto, o espaço não abre neste caso.

De acordo com o astrônomo e coordenador do Estelarium, Júlio Lobo, o objetivo do projeto é despertar na população o desejo de conhecer mais a fundo a astronomia. “Nós queremos resgatar a percepção de que o homem tinha do céu e foi perdendo com o tempo, incentivar a comprar equipamentos, fazer cursos sobre o assunto, olhar mais para o céu e observar as estrelas. Despertar a curiosidade e o interesse do adulto e da criança para o saber do firmamento é uma constante do projeto”, assegura.

Ainda de acordo com Lobo, a iluminação pública, doméstica e industrial e a poluição interferem na iluminação do céu, ofuscando a Via Láctea e as constelações menores. “É por isso que quando as pessoas se afastam da cidade e, consequentemente, da poluição e vai para o campo ou deserto, elas conseguem enxergar melhor o cosmo", afirma.

Para ele, o novo espaço também deverá atrair mais visitantes ao Observatório Municipal Jean Nicolini, fundado em 1977. “A acessibilidade é um dos diferenciais da Vila Antiga, ou seja, as pessoas podem vir de ônibus, conhecer o Estelarium, observar os astros, ter contato com a astronomia e aí, para uma observação com menos interferência da poluição, elas vão para o Observatório Municipal, em Joaquim Egídio, que é mais afastado. Um vai complementar o outro”,

Nos horários de funcionamento do Estelarium, o Restaurante Villa, também instalado na Vila Antiga, vai abrir as portas, mas apenas como petiscaria.

Serviço:

Estelarium Durval Ribeiro
Local: Estelarium Durval Ribeiro, na Vila Antiga. Rua Araçandiva, 401, Alphaville (extramuro)
Horário: somente aos sábados, das 19 às 22 horas. A partir de 14 de maio passa abrir aos domingos, das 11 às 15 horas, para observação do sol
Entrada: R$ 10 (adulto) e R$ 5 (criança)
Agendamento: (19) 33048594

* http://www.campinas.com.br/home/

Nenhum comentário:

Postar um comentário