EMPÓRIO G'ASTRONÔMICO O Céu e suas Histórias - Tanabata


O feriado do dia 9 de julho será um dia especial no Observatório Municipal Jean Nicolini. Pelo segundo ano consecutivo, a lenda Tanabata será lembrada no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP). O evento faz parte do Empório G'astronômico, que tem a proposta de unir a observação do céu à boa comida.

Nesta edição, o astrônomo Júlio Lobo contará sobre a lenda e as curiosidades que giram em torno dela. Quem quiser entrar no contexto, poderá deixar um pedido escrito em papel colorido nos galhos de uma “árvore” de bambu. A noite também estará propícia para observar os anéis de Saturno, Vênus, Alfa do Centauro e um aglomerado de estrelas, Omega Centauro, além disso, a olho nu será possível fazer uma “viagem” pelas principais constelações em evidência no céu de inverno, com direito às lendas celestes contadas por Júlio Lobo.
Depois dos pedidos garantidos, é hora de saborear o jantar nos restaurantes Estação Marupiara ou Bar do Marcelino.


Sobre Tanabata
Diz a lenda que a princesa Orihime, excelente tecelã, confeccionava a mais perfeita seda de que se tinha notícia. Preocupado com sua excessiva dedicação, o rei ordenou que ela se distraísse com passeios diários pelo reino. E foi durante um desses passeios que Orihime conheceu sua grande paixão, o pastor Kengyu. Para viver esse amor, a princesa tecelã e o pastor se esqueceram de suas obrigações e, por isso, foram castigados. Transformaram-se em estrelas, separados pela Via Láctea. O Senhor Celestial, comovido com a tristeza do casal, concedeu uma dádiva: um único encontro anual entre os dois, em um dia do mês de julho. Em agradecimento, o casal atende aos pedidos feitos em pedaços de papel colorido (origami) que são pendurados em árvores de bambu (sassadake) nesta época.
Sobre o Empório G’ Astronômico
Idealizado pelo Astrônomo Julio Lobo da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini da Secretaria de Cultura em parceria com o Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, tem como proposta unir a observação do céu à boa comida. A cada edição, após observar astros, planetas, estrelas e constelações no Observatório de Campinas no distrito de Joaquim Egídio, os participantes desfrutam de um belo jantar em restaurantes de Joaquim Egídio, que desenvolvem cardápios especiais para o evento.