AMIGOS DO CÉU - Comunidade Bahá'í de Campinas - 28-03-09

Estivemos presente no dia 28-03-09 na Comunidade Bahá'í de Campinas a convite do
Eng. Mostafa Bartar.
"Prezado amigo Júlio,

Achamos maravilhosa a sua idéia para o projeto "Estrelas na Cultura Humana – Telescópio na Comunidade".
A Comunidade Bahá'í de Campinas quer dar seu total apoio a essa atividade e oferece sua sede à Rua Paschoal Nicolau Purchio, 101, na Nova Campinas.
É um assunto que muito nos interessa, pois se harmoniza com os princípios bahá'ís de concordância da religião com a ciência; e seria para nós uma grande honra poder ter a consecução dessa atividade em nossa sede.
Contamos com um pequeno auditório para cerca de 100 pessoas, onde você poderá fazer suas apresentações e explicações iniciais, inclusive com auxílio de data show.
O telescópio poderia ser instalado no quintal ou, se você preferir, na praça em frente.
Gostaria de marcar com o amigo uma visita ao local para sua avaliação.
Antecipadamente, agradeço a atenção.
Eng. Mostafa Bartar "
Infelizmente no dia marcado, uma forte chuva impediu a observação ao telescópio. Uma palestra foi realizada, para atentas 25 pessoas, onde muitas perguntas e reflexões foram feitas . Antes do início da palestra o Sr. Mostafa falou sobre a necessidade da harmonia da religião com a ciência.
"Bahá'u'lláh, profeta fundador da Fé Bahá'í, diz que "na sociedade mundial, apregoada pela Fé Bahá'i, a ciência e a religião, as duas forças mais potentes da vida humana, serão reconciliadas, assim cooperando e desenvolvendo-se harmoniosamente".“ ... a religião deve estar em harmonia com a ciência e a razão, a fim de exercer influência sobre os corações dos homens”.
Os bahá'ís consideram a Fé Bahá'i a renovação de toda religião profética. A revelação é progressiva.
Abdu'l-Bahá, filho de Bahá'u'lláh, diz:"As ciências de hoje são pontes para a realidade; se elas não conduzirem à realidade nada resta senão inútil ilusão..... a religião deve ser a causa da amizade, união e harmonia entre os homens; .... tem de ser causa de camaradagem e amor.A Religião de Deus promove a verdade, fornece alicerces à ciência, aos conhecimentos, dá pleno apoio aos homens de erudição, civiliza a humanidade, descobre os segredos da natureza, ilumina os horizontes do mundo.Podemos imaginar a ciência como uma asa e a religião como a outra; um pássaro necessita de duas asas para voar, uma apenas seria inútil.Religião e ciência são duas asas sobre as quais a inteligência do homem pode pairar nas alturas, com as quais a alma humana pode progredir.Não é possível voar com uma asa apenas! Se um homem tentasse voar unicamente com a asa da religião, cairia imediatamente no pântano da superstição, enquanto, por outro lado, somente com a asa da ciência, também nenhum progresso faria, antes, se afundar-se-ia no lodaçal desesperador do materialismo.
Shoghi Effendi, o Guardião da Fé Bahá'í, diz que "incumbe aos seguidores o dever primário de uma desembaraçada busca da verdade, condena toda espécie de preconceito e superstição, diz ser o objetivo da religião promover amizade e concórdia, proclama sua harmonia essencial com a ciência, e a reconhece como o fator primaz na pacificação, na ordem e no progresso da sociedade humana"."
Vamos voltar em agosto para uma noite de observação ao telescópio e com certeza os laços de amizade serão mais uma vez fortalecidos.

AMIGOS DO CÉU - INDAIATUBA - 27-03-09

Iniciamos o Projeto "Telescópio na Comunidade"- AMIGOS DO CÉU - no dia 27-03-09 na cidade de Indaiatuba. A convite da amiga, Professora e Artista Plástica Adriana Vanderlei, estivemos em uma simpática e charmosa casa na área rural de Indaiatuba.


O local, com pouca contaminação luminosa, foi propício para observação ao telecópio e a olho nu.
Cerca de 250 pessoas estiveram presentes, na grande maioria crianças, que se maravilharam com a observação do Planeta Saturno,Constelações: Cruzeiro do Sul, Centauro, Orion, Cão Maior, Lebre e Gêmeos. Lendas, Mitologias, Causos e Curiosidades.