EVENTOS REALIZADOS EM 2005 - Noite G'Astronômica no Blue Moon




Desde tempos imemóriais, as estrelas, o Sol e a Lua tem influência direta na cultura humana. As principais festas e dias santificados de nossa sociedade tem uma estreita ligação com as antigas sociedades agrárias que dependiam destes astros para o plantio e a colheita. Por esta razão, várias plantas, frutas, árvores e legumes, dentre outros, têm uma simbologia com o Cosmos.Na noite do dia 31 de julho, o Observatório promoveu sua primeira noite g’astronômica com intuito de fazer uma conexão entre a astronomia e a gastronomia. Esta data foi escolhida por ser a segunda Lua cheia do mês de julho, denominada "blue moon". Uma das curiosidades relatadas foi que o croissant é originário da Áustria e sua forma seria uma referência à lua crescente da bandeira Otomana e que a estrela Vindemiatrix, da constelação da Virgem era usada como referência na colheita das uvas para o preparo do vinho. Neste evento foi servido um variado buffet.
Veja como foi

SOBRE O BRILHO DO BLUE MOON

Esta programação foi plenamente realizada tendo como fator favorável o tempo bom e atmosfera limpa. Evento idealizado pelo astrônomo Julio Lobo e responsável pela organização da parte astronômica vinculada a comentários de certos alimentos, que desde a antiguidade tem uma simbologia direta com o Cosmos. Foi auxiliado na parte observacional pelo técnico de manutenção dos instrumentos, Adilson Dias e Felipe Consolin. A organização gastronômica ficou a cargo da agente cultural Dora Bonfá com a colaboração de Maria Alice Bonfá Lourenço, Patrícia Bonfá e coordenação geral de Roza Travnik.
Etapas da programação:
I MOMENTO - (momento astronômico)
O astrônomo conduziu os participantes para a área externa tendo por cenário a abóboda celeste , e fez um périplo explicando as principais constelações visíveis naquele momento e o porque da denominação "Blue Moon".
II MOMENTO - (momento astronômico e gastronômico)
Os participantes foram divididos em dois grupos:Um grupo se dirigiu ao prédio do astrógrafo, ambiente que conta com o telescópio astrográfico de 0.4m, abrigado pela belíssima cúpula de 8 metros de diâmetro. O astrônomo proferiu palestra utilizando transparências parademonstrar a simbologia dos alimentos aliada a astronomia. O ponto alto desta atividade foi no momento em que foi servido vinho e para acompanhamento, antepasto - união da Astronomia com a Gastronomia. Esta atividade teve duração média de 30min, com os participantes colocando suas dúvidas, impressões e comentários.Para a decoração do local foi usado abacaxi nos dois lados da escada, simbolizando as boas vindas e um convite ao retorno; sobre a mesa, uma moranga simbolizando a Terra.
O outro grupo se dirigiu ao prédio do telescópio de 0.5m, onde observaram a Lua, astro com enfoque principal da noite, além de outros objetos siderais.
Depois inverteram-se os grupos. Foram feitas duas sessões destas atividades.
III MOMENTO- momento gastronômicoEste foi momento culminante da atividade. Os participantes se dirigiram ao prédio principal abrindo o festim Gastronômico.
Buffet:Sopa: Creme de Aspargos acompanhado de croton e lascas finas de queijo parmezão. Queijos: Gorgonzola; Estepe; Roque Fort; Parmezão; ProvoloneFrios: Rosbife; presunto Parma; salame Hamburguês; salsichão com picles, presunto gordo; presunto magro; salame tipo italiano. Pães: Pão de ervas finas; pão francês com gergelim; pão preto; pão de batata; torradas e pão francês. Patês: de cereja; de azeitona preta; de atum e de tâmara Antepasto: Beringela, Frutas: abacaxi; melão; maçã; pêra; morango e uva. Bebida: Água; Vinho tinto ; branco seco.
Programação que inovou de forma inusitada a atividade de um observatório astronômico.










OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE CAMPINAS JEAN NICOLINI - VISITAS DOMINICAIS - PROGRAMAÇÃO


Foi o primeiro Observatório Municipal do País e o primeiro a ter uma programação de atendimento sistemática ao público em geral, sem limite de idade. Apenas a observação ao telescópio é sugerida para crianças a partir dos 5 anos de idade.
Ingresso: R$ 3,00 por pessoa (isentos até 6 anos e a partir de 60 anos)Com tempo encoberto as atividades não são realizadas.As datas em que o Observatório não abre ao público são: Natal/ Ano Novo – Carnaval e Páscoa.

EXPLORE E OBSERVE A LUA


Lua - de deusa da noite à futura morada dos homens – A importância da Lua para os povos antigos em seus rituais agrários e sua influência em diversas culturas. Futuramente colônias serão ai instaladas facilitando a exploração de outros mundos.
As observações são realizadas a olho nu e com telescópios.
Datas de Observação Lunar em 2009:
janeiro - 11
fevereiro - 01 - 08
março - 01-08
abril - 05
maio - 03-10-31
junho - 07-28
julho - 05-26
agosto -05-23
setembro -06-27
outubro -04-25
novembro - 01-22
dezembro -06-20


OBSERVAÇÃO DO CÉU DO MÊS
Realizada na fase da Lua nova ou minguante. O Astrônomo faz um reconhecimento das principais Constelações do mês, com relatos de mitos e lendas, levando o visitante a retroceder no tempo através da imaginação, para conhecer os costumes e curiosidades dos povos antigos. O excelente céu da região ainda livre da poluição luminosa e atmosférica é ideal para esta atividade.
Esta atividade acontece ao entardecer na parte externa do observatório - consulte a programação

OBSERVAÇÃO AO TELESCÓPIO

Ao anoitecer o visitante terá a oportunidade de observar os principais objetos celestes através dos telescópios, entre os quais encontra-se um dos maiores instrumentos do País à disposição do público. Este observatório conta com a peculiaridade de ainda ter um céu livre da poluição luminosa e atmosférica, proporcionando a observação de estrelas débeis e da Via-láctea. É dado enfoque especial sobre a preservação do Meio Ambiente, sobretudo de como evitar a poluição luminosa.

IMPORTANTE: A programação de observação ao telescópio pode ser alterada ou cancelada, dependendo das condições de transparência e turbulência atmosférica do dia.

OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE CAMPINAS JEAN NICOLINI - PLANEJE SUA VISITA

Para realizar uma visita ao Observatório de Campinas alguns cuidados devem ser tomados, para que tudo corra o mais tranqüilo possível.
O Observatório está situado em zona rural, a 32 km do Centro de Campinas e a 17 km do Distrito de Joaquim Egídio, portanto distante de certas facilidades.
Verifique as condições do tempo. Com chuva o Observatório não abre
Com tempo nublado não há observação ao telescópio, apenas atividades explanativas
Verifique as condições do veículo. O último posto de combustível aberto 24horas dista a 20 km (em Sousas)
Se você for acompanhado de criança, providencie lanche. Não há lanchonete nas proximidades
Independente da estação do ano leve um agasalho. O local é sujeito à bruscas variações climáticas
Fique alerta ao horário das atividades
O horário de funcionamento aos domingos é das 17h às 21h, mas para participar da atividade o visitante deverá chegar, impreterivelmente, no máximo meia hora antes do horário de fechamento do Observatório
Grupo com fretamento de ônibus, deverá entrar em contato antes da visita
A visita ao Observatório só e possível por meios próprios, o local não é servido por transporte urbano
Informações pelo telefone: 00xx19 32 98 65 66 (a partir das 16h)
Consulte sempre nossa programação

OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE CAMPINAS JEAN NICOLINI - VISITAS DOMINICAIS

O Observatório abre todos aos domingos das 17h às 21h.
No horário de Verão as atividades são encerradas meia hora mais tarde.
A idade mínima para observar ao telescópio é a partir de 5 anos.
Para a visita é cobrada uma taxa de R$ 3,00 por pessoa, sendo isentos crianças até 6 anos e adultos a partir de 60 anos.
O Observatório não dispõe de monitoria para acompanhar as crianças.


AS ATIVIDADES QUE SÃO REALIZADAS EM SEUS DIVERSOS ESPAÇOS


ESPAÇO CHRONOS: relação tempo/espaço junto aos relógios do Sol, nos modelos Vertical, Horizontal e Equatorial, quando são demonstradas uma das maneiras mais antigas de se medir o Tempo através da natureza.
ESPAÇO VIDEOTECA: o Universo na tela por meio de vídeos educativos e científicos, com sessões permanentes durante todo o tempo da visitação.
ESPAÇO EUREKA: um “tour” pelo cosmo por meio das exposições, procurando demonstrar o Universo como um todo organizado e harmonioso: Sistema Solar, Via-Láctea e outras galáxias, maquetes de naves espaciais, globos planetários, celestes e mostras de rochas e minerais.
ESPAÇO JANELA PARA O CÉU: a olho nú, o visitante faz o reconhecimento das principais constelações sobre a orientação de um astrônomo. Relatos de mitos, lendas e curiosidades celestes, com enfoque especial sobre a preservação do céu e meio ambiente.
ESPAÇO GALILEU: observação dos astros em evidência, através dos maiores telescópios disponibilizados ao público no Brasil: refletores cassegrain de 500mm e de 600mm e vistação ao astrográfo de 400mm.
ESPAÇO HELIOS: observação do Sol realizada, principalmente, no período do horário de Verão, quando é utilizado para as observações ao telescópio, filtro especial.
ESPAÇO CIRANDA NAS ESTRELAS: espaço onde as crianças podem brincar ou desenhar enquanto os pais participam das atividades programadas.O Observatório não dispõe de monitoria para acompanhar os pequeninos.